Obras deve levar água para sete cidades da Baixada.

Em seis meses de operação, a concessionária Águas do Rio afirma que construiu 46 quilômetros de tubulações para a implantação de novas redes de distribuição de água e de melhorias do sistema na Baixada Fluminense. 

Segundo a empresa, foram realizadas melhorias em estação de bombeamento, interligação de rede de água, desobstrução de registro, assentamento de rede e de distribuição de rede de água, além de implantação de nova rede de abastecimento e extensão em bairros de Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Magé, Mesquita, Queimados e São João de Meriti.


Uma das pessoas beneficiadas é a psicanalista moradora de Vila Urussaí, em Duque de Caxias, Cristiane Vilela, de 47 anos. Há 22, ela mora na região e, até o ano passado, nunca havia tido acesso à “água da rua”.


— Aqui era poço antes, e a gente tinha muita dificuldade aqui, porque a água era com ferrugem. Então, não podíamos ter roupas brancas, porque ficavam manchadas. Tinha que andar muito para buscar água para beber em uma bica, eu pegava com garrafas pet — lembra a moradora.


Até o tanque de roupas de Cristiane ficou manchado por causa da cor da água do poço. Com acesso à água encanada e tratada, a saúde também melhorou.


— Pensa o que é tomar banho e sua pele não ficar ressecada nem coçando. O tanque da minha casa até hoje é amarelo, porque era uma água com ferrugem. Era o que saía da nossa torneira, porque a gente não tinha água de rua — afirma.


Pequenos e grandes problemas


Segundo o presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini, a empresa tem realizado diversas obras na região para resolver pequenos e grandes problemas no acesso à água, uma problemática histórica e jamais resolvida completamente na Baixada Fluminense:


— Sabemos que ainda há muito a ser feito. Neste domingo, completamos apenas seis meses de operação. Criamos duas superintendências para atuarem exclusivamente nas nove cidades da Baixada, que fazem parte de nossa concessão. Estamos focados em resolver os grandes problemas, que vão precisar de mais tempo, mas também os pequenos. Por isso, realizamos diversas obras que beneficiam até mil pessoas, por exemplo, trazendo um grande impacto na qualidade de vida destas pessoas — diz Bianchini.


De acordo com a concessionária, apenas no bairro Olavo Bilac, em Duque de Caxias, a interligação da rede de água beneficiou 280 mil pessoas. No bairro Cabral, em Nilópolis, a empresa estima que a melhoria na estação de bombeamento da região tenha afetado 75 mil pessoas. A mesma ação no Vale do Ipê, em Belford Roxo, beneficiou 65 mil moradores, e em Cabuçu, em Nova Iguaçu, 40 mil.


Já em Queimados, a implantação de nova rede de abastecimento de 4km de extensão beneficiou cerca de três mil moradores do Parque Olimpo. No Bairro São Mateus, em São João de Meriti, a extensão da rede de distribuição de água em um quilômetro afetou 13 mil moradores da região. Em Japeri, no centro e em Nova Belém, a desobstrução de registro, estima a empresa, mudou o acesso à água de 13 mil pessoas. No Sebinho, em Mesquita, três mil foram beneficiados com o assentamento de distribuição de rede e novas ligações em 1km de extensão. Já em Magé, o assentamento da rede em 1,5km de extensão beneficiou 450 pessoas. 


Redação: Radio e Jornal A Voz do Povo.

sua força online.
Curtam a nossa página no facebook.
Sigam nosso canal no You Tube

Direção: Jornalista Marcio Carvalho.

  

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade