Ainda faltam dez dias para o início oficial do verão, mas os termômetros já dão indícios do que vêm por aí. O domingo, dia 11, teve como máxima registrada 34,6°C em Irajá, como informa o Alerta Rio.
A efeito de comparação, ontem a mesma estação registrou como máxima 33,4°C, com a sensação términa de 39,4°C. O céu esteve claro a parcialmente nublado. O que se tornou um ótimo convite para banhistas lotarem as praias da capital fluminense, na praia do Arpoador, na Zona Sul, fica difícil encontrar espaço vazio na areia.
O Alerta Rio explica que um "sistema de alta pressão sobre o oceano influenciou o tempo na cidade". E a tendência é ver a temperatura subir nos próximos dias. A previsão para segunda-feira, dia 12, é a máxima de 36°C na Zona Norte, 34°C no Centro e na Zona Oeste, 32°C na Barra e na Zona Sul. A temperatura mínima prevista é de 20°C.
A diferença vai ficar por conta do céu, que amanhecerá entre claro e parcialmente nublado e no período da tarde estão previstas pancadas de chuvas isoladas. O Climatempo explica que a circulação da Alta Bolívia, muito característico do verão no hemisfério sul, é que impacta nas instabilidades. Mas para a região do Rio de Janeiro há chances de chuvas mais brandas, irregulares e passageiras. A Baixada Fluminense terá tempo firme.
A temperatura permanecerá neste calorão estável até terça-feira, dia 13, em que a máxima poderá chegar aos 35°C. Quarta-feira há uma leve tendência de queda, com máxima prevista de 28°C. O céu estará entre nublado e parcialmente nublado, mas não haverá chuvas.
Oportunidades não faltarão para colocar em prática as tendências deste verão. No bar, a cadeira é de praia. Na altinha, as mulheres derrubam a hegemonia masculina. E a cidade do samba e do funk abre a pista para o forró. Sob o sol ou o luar — porque os banhos de mar noturno voltam a ser uma aposta —, conhecedores das carioquices concordam que as areias de Ipanema e do Leme devem continuar bombando. Mas não serão as únicas.
Redação: Jornalismo A Voz do Povo.
Postar um comentário