Moradores de diversas localidades do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro, denunciam que há mais de 20 dias estão sem receber uma gota d'água nas torneiras.
O problema teria começado após o rompimento de uma adutora da Cedae, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, que provocou a interrupção parcial do abastecimento de água em alguns municípios da Baixada Fluminense e bairros do Rio, no mês passado.
A galeria pluvial que liga a Estação de Tratamento de Água Guandu ao reservatório Marapicu foi consertada. Entretanto, a água não teria voltado para quem vive na Maré.
Nesta sexta-feira (10), a Águas do Rio colocou mensagens em postes de comunidades como Parque União e Nova Holanda informando que precisou interromper o fornecimento de água em partes da Zona Norte para reparar o vazamento da subadutora da Maré.
De acordo com a mensagem, "por conta da complexidade do serviço, não existe previsão para o término do reparo". Enquanto isso, moradores seguem sem água. Segundo a Águas do Rio, no comunicado aos moradores, "a normalização do sistema de abastecimento ocorrerá gradativamente após a finalização do conserto".
A própria concessionária confirma que os moradores de Bonsucesso, Maré, Ilha do Governador, Manguinhos, Olaria e Ramos são os mais afetados pelo problema.
"Estamos sem água há quase um mês. A água veio um dia (após o reparo da adutora da Cedae) e não voltou mais. Em algumas ruas da favela cai uma água fraquinha, mas as pessoas falam que é de outra rede. Eles fizeram um buraco na Teixeira Ribeiro, na Nova Holanda, em um cano e estão desconfiados que os canos estão quebrados", conta a aposentada Telma Maria Silva, que tem dois netos de 2 e 9 anos e que tem se desdobrado para cuidar das crianças.
"A gente tem comprado água para beber, já que temos as crianças", relembra Telma, moradora do Parque União, que também cuida de outras três crianças: duas de 6 anos e uma terceira de 9 anos.
Em nota, a Águas do Rio informou que "atua na Maré há mais de cinco dias, ininterruptos, identificando pontos de vazamento e realizando reparos em busca da normalização do fornecimento de água". A empresa disse que "moradores estão sendo abastecidos com caminhão-pipa e duas caixas de 10 mil litros de água".
Além disso, a concessionária informou que tem mantido "contato contínuo com lideranças comunitárias da localidade informando sobre as ações realizadas."
Redação: Jornalismo A Voz do Povo.
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