Crianças e adolescentes da comunidade da Chatuba, em Mesquita, na Baixada Fluminense, realizaram, nesta quinta-feira (8), o sonho de conhecer a praia.
Em um ônibus de 33 jovens, 16 deles nunca tinham ido à praia, sendo a escolhida a da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
“Eu quero ver se a areia vai ser quentinha mesmo, sentir a areia nos meus pés, nos meus dedos, estou bastante ansiosa “, disse Evelyn Ferreira, de 15 anos, antes de ver o mar pela primeira vez.
Algumas crianças, então, ao passarem pela Lagoa de Marapendi, de ônibus, pensaram que já tinham chegado à praia - inocência de uma infância pobre, o acesso ao lazer pode ser difícil. Mas a felicidade mesmo foi quando o coletivo entrou na Avenida Lúcio Costa. O céu azul assim como o mar levaram os meninos a êxtase.
“São crianças em vulnerabilidade social, mas que a gente, através do instituto, faz com que sejam protagonistas da própria história”, explica a coordenadora do instituto, Bruna Simãozinho. ““A emoção delas de vir aqui, eu acho que não tem, não cabe no coração, é muito grande, é muito bom. Esse é o nosso presente".
Os alunos, empolgados, vestiam trajes de banho e, até mesmo, óculos de sol divertidos. Ainda dentro do ônibus, Alice Emanuela ficou boquiaberta de ver o mar ao longe. Ela contou que o coração ficou “muito acelerado”, porque ela nunca tinha entrado no mar.
Redação: Jornalismo A Voz do Povo.
Postar um comentário