'Covardia fora do normal', diz vendedor ambulante sobre abordagem na Praia de Copacabana

O vendedor ambulante Edom Camilo de Souza, de 39 anos, descreveu como covarde a abordagem truculenta que sofreu na tarde do sábado passado (20), na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio. 

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) realizava uma fiscalização para coibir a atuação de trabalhadores ilegais e a ação acabou sendo registrada por quem passava no local. O homem foi vítima de golpes de cassetete e choques por armas de eletrochoque, os chamados teasers. 

Edom relatou que com a aproximação dos agentes, tentou fugir para não ter o carrinho e mercadorias apreendidos, mas acabou sendo cercado pelos agentes, dando início a uma confusão 

Segundo a Seop, o ambulante portava uma faca e passou a ameaçar a equipe, caso se aproximasse para reter a mercadoria ilegal. Um dos agentes chegou a sofrer um corte no dedo e precisou levar ponto. Entretanto, o vendedor negou que tenha feito as intimidações. 

Nota da Seop

"A Secretaria de Ordem Pública informa que os agentes realizavam operação de rotina para coibir a atuação de ambulantes ilegais na Zona Sul da cidade. No sábado, dia 20, a equipe abordou um ambulante que vendia ilegalmente milho verde na orla. Como mostra no vídeo, ele portava uma faca em uma das mãos e passou a ameaçar os agentes, caso algum deles se aproximasse para reter a mercadoria ilegal. As imagens mostram o agente dando uma pancada na mão do ambulante para ele soltar a faca, pois durante a ação de fiscalização, o ambulante irregular resistiu em entregar a carrocinha de milho verde e começou a atacar a equipe. Um dos agentes da SEOP foi ferido no dedo, sendo preciso levar ponto para fechar o corte na Unidade de Pronto Atendimento. Logo depois recebeu alta. O ambulante irregular foi detido e conduzido a 12a DP. Muitas vezes, durante a abordagem, os ambulantes resistem à ação dos agentes, atacam as equipes e é necessário o uso diferenciado da força. A SEOP ressalta que analisa e avalia os casos de excesso cometidos pelos agentes durante as abordagens." 

Redação: Jornalismo A Voz do Povo.

Direção: Jornalista Marcio Carvalho

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade