CET-Rio instala novos semáforos no Caju e altera circulação

 O cruzamento da Avenida Rio de Janeiro com a Rua Almirante Mariath, no Caju, vai ganhar semáforos, a partir de quarta-feira (26/7). 

A intervenção faz parte das obras de reurbanização do entorno do Terminal Multimodal Gentileza e do Corredor Transbrasil, projeto conjunto das secretarias de Transportes, de Infraestrutura, CCPAR e CET-Rio.

A implantação dos novos semáforos vai garantir segurança na travessia dos pedestres que transitam pela Avenida Rio de Janeiro, no acesso ao Porto do Rio e ao Into, assim como para chegada aos pontos de ônibus da via.

Também será disponibilizada uma nova opção de acesso ao Terminal de Cargas do Porto do Rio (Portão 24) para os veículos procedentes da Avenida Brasil e da Avenida Rio de Janeiro. Os veículos vindos da Avenida Brasil deverão passar a usar a Rua Almirante Mariath, reduzindo assim o tempo dispendido no percurso atual, que se utiliza da via de retorno após a Rua Eduardo Luís Lopes, localizada 600 metros à frente para acesso à Avenida Rio de Janeiro, assim como a agulha/entroncamento existente nesta avenida, em direção à pista lateral.

É importante destacar que, após a liberação deste novo acesso ao Caju, a agulha/entroncamento hoje existente da Avenida Rio de Janeiro, localizada entre a Rua Eduardo Luís Lopes e a Rua Almirante Mariath, que funciona em direção ao Porto, será permanente fechada, em razão da opção disponibilizada mais à frente, na altura da Rua Almirante Mariath. Tais mudanças visam adaptar a circulação local ao funcionamento do novo Terminal Intermodal Gentileza, que prevê a redução da circulação dos ônibus na frente da Rodoviária do Rio.

Com este fechamento, a agulha/entroncamento passará por obras por um período estimado de um mês para inversão do seu funcionamento. As obras, a cargo da Secretaria de Conservação, serão iniciadas na quinta-feira (27/7). Ao término, vão possibilitar que os veículos procedentes do Gasômetro, no sentido Avenida Brasil, retornem à Avenida Rio de Janeiro pela primeira alça de descida à direita da via, depois acessando a pista adjacente ao Into pela agulha ora invertida para posterior chegada na pista central da Avenida Brasil, atendendo assim os usuários do Into sem a necessidade de passagem pela pista lateral da Avenida Francisco Bicalho e em frente à Rodoviária.

Com as mudanças, os motoristas que trafegam na Avenida Rio de Janeiro deverão redobrar a atenção no trecho, respeitando os tempos semafóricos e os agentes apoiadores, que atuarão no cruzamento com a Rua Almirante Mariath para manter a fluidez na região.

Fonte: Prefeitura do Rio

Redação: Jornalismo A Voz do Povo.

Direção: Jornalista Marcio Carvalho

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade