Aplicativo Posto Digital Detran.RJ alcança a marca de 3,5 milhões de acessos

 O Posto Digital Detran.RJ, que reúne os principais serviços virtuais lançados pelo Detran.RJ, alcançou a marca de 3,5 milhões de acessos desde que foi lançado, em 2021.

 Só este ano, até outubro, foram 1,8 milhão atendimentos - aumento de mais de 40% em relação a 2022. O resultado faz parte da transformação digital do departamento, que lançou, em março de 2023, do aplicativo de celular do Posto Digital.

- É uma meta de minha gestão que todos os órgãos do Governo do Estado ampliem a oferta de serviços públicos digitais, porque eles proporcionam mais eficiência, qualidade e transparência no atendimento ao cidadão. Lançamos o Programa 𝐑𝐉 Digital, com objetivo de ter um estado com serviços 100% on-line para facilitar a vida dos fluminenses e a tomada de decisões pelos gestores -  afirma o governador Cláudio Castro.

Antes do Posto Digital, informações e documentos estavam disponíveis apenas pelo site do departamento (www.detran.rj.gov.br). O Posto Digital permite aos usuários se conectar ao sistema, usando login e senha, para consultar dados sobre seus veículos, sua carteira de habilitação e os pontos recebidos com multas de trânsito. É possível também obter ou renovar documentos, entre outros serviços. Aos poucos, é cada vez menos necessário comparecer aos postos do Detran.

O aplicativo Posto Digital pode ser baixado gratuitamente nas principais plataformas digitais - lojas Android e IOS -, oferecendo mais praticidade e comodidade aos cidadãos que precisam dos serviços virtuais do Detran. Pelo sistema, o usuário pode dar entrada na renovação ou na segunda via de sua CNH de forma simplificada, sem precisar agendar o atendimento em uma unidade do Detran.RJ. Pode também acessar sua CNH digital, com a fotografia, o QR Code e todas as informações necessárias - como número de registro, a categoria e a data de validade. Este documento tem validade em todo o território nacional.

Na parte de veículos, é possível baixar o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV-e), como é chamado o documento de licenciamento anual. Pode-se, também, dar início ao processo de transferência eletrônica da propriedade do automóvel e fazer emissão online da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV-e). Por fim, no app o usuário ainda pode verificar se o IPVA, o DPVAT e a guia de licenciamento estão pagas ou em débito, e qual o ano do último licenciamento do veículo.

Desde o lançamento do Posto, já foram solicitadas mais de 81 mil renovações simplificadas de CNH e mais de 358 mil emissões de ATPV-e. Além disso, foram baixados 782 mil Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos, e solicitadas 2.132 segundas vias da CNH.

Aos poucos, novos serviços estão sendo acrescentados ao Posto Digital. Em outubro, o usuário passou a conseguir pelo Posto Digital a emissão da Permissão Internacional para Dirigir (PID), documento que permite ao condutor habilitado no Brasil dirigir em países que fazem parte da Convenção de Viena e atendem ao princípio de reciprocidade com o Brasil. Também já pode ser requerido pelo posto o serviço de inclusão e baixa de gravame de veículos (financiamento por instituição financeira).

Vale lembrar que o Detran.RJ oferece, desde 2021, o aplicativo ‘Identidade Digital RJ’, para acesso à carteira de identidade no telefone celular. O aplicativo está disponível para pessoas maiores de 18 anos e que têm a carteira de identidade emitida a partir de 5 de abril de 2019, quando todos os documentos de identidade passaram a ser entregues com um QR Code na parte interna. É através deste código que o usuário pode baixar a versão digital.

Como acessar o aplicativo Posto Digital

O aplicativo Posto Digital Detran.RJ está disponível na Play Store, para usuários do sistema Android, ou na Apple Store, para quem usa o sistema IOS. Para acessá-lo, o usuário precisa ser cadastrado no portal Gov.br, do Governo Federal. O usuário deverá usar login e senha utilizados no sistema Gov.br, aceitar o Termo de Uso e Política de Privacidade e, depois, escolher o serviço desejado (Veículos, Habilitação ou Infrações).

O cadastro é gratuito, online, e poderá ser feito em poucos passos, de forma intuitiva. O aplicativo oferece os mesmos serviços existentes na versão do site do Detran.RJ, onde o Posto Digital é acessado através de um ícone encontrado logo na página inicial.

Serviços disponíveis no Posto Digital e no app Posto Digital Detran.RJ

HABILITAÇÃO:

- Permite solicitar a Renovação da Habilitação Simplificada, ou a Segunda Via da CNH, eliminando a necessidade de agendar o atendimento em um posto.

- Dá acesso à CNH digital, que pode ser apresentada às autoridades de trânsito em todo o território nacional, com a mesma validade da versão impressa. A CNH digital contém QR Code, para verificação de autenticidade, e permite a consulta do número de registro, da categoria e da data de validade do documento, além da data da primeira habilitação;

- Se a CNH ainda não tiver QR Code, os dados estão disponíveis, mas sem o espelho do documento;

VEÍCULOS:

- Informa se o IPVA e as taxas do veículo estão quitados ou em débito;

- Permite acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos digital (CRLVe), como é chamado o documento obtido no licenciamento anual do veículo. Pode ser apresentado em todo o território nacional;

- Informa se o licenciamento anual do seu veículo está atualizado e, além disso, emite uma notificação de vencimento do prazo de renovação do documento até 30 dias antes da data;

- Através do ícone “Intenção de Venda – solicitar”, permite dar início ao processo de transferência eletrônica da propriedade do veículo, nos casos de veículos com CRV digital; ou emite o ATPV-e, documento de intenção de venda.


Publicidade:

Clique aqui e conheçam nosso Instagram 


INFRAÇÕES:

- Permite consultar os pontos recebidos com infrações de trânsito nos últimos 12 meses e nos últimos cinco anos;

- Há ainda informações sobre as infrações mandatórias - como são chamadas as que, pela sua gravidade, são punidas com a suspensão da carteira, independentemente da soma de pontos alcançada pelo condutor;

- Permite consultar as notificações de infração recebidas, tanto por infrator quanto por cada um dos veículos;

- Dá acesso ao serviço de parcelamento de multas, feito por empresas credenciadas pelo Detran.RJ.

--

Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Redação: Jornalismo A Voz do Povo.

Direção: Jornalista Marcio Carvalho

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade