Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu realiza ação no Dia Mundial de Combate a AIDS

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (SEMUS) promove, nesta sexta-feira, uma ação de conscientização sobre o Dezembro Vermelho. Iniciativa irá ocupar a praça Rui Barbosa, no Centro. 

A campanha divulgará, durante todo o mês, por meio do ônibus itinerante, informações sobre a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DTSs).

Cada local visitado pela campanha terá atendimento odontológico, testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C. Também será possível realizar o agendamento de exames de sangue, imagem, aferição de pressão arterial e glicemia capilar.

Na sexta-feira, dia da ação da prefeitura, é celebrado o Dia Mundial de Combate a AIDS. A doença é causada pela infecção do vírus da imunodeficiência humana (HIV é a sigla em inglês). Ele ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.

Dados do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/aids (Unaids) apontam que há 39 milhões de pessoas no mundo vivendo com o vírus. O levantamento avalia o ano de 2022. Desse número, 1,3 milhão de pessoas foram recém-infectadas com a doença. O estudo ainda aponta que 630 mil pessoas morreram de doenças relacionadas à AIDS no mesmo ano. Ainda conforme os dados, 29,8 milhões de pessoas estavam recebendo terapia antirretroviral em 2022.

A terapia antirretroviral é um conjunto de medicamentos que inibe a multiplicação do HIV no organismo e, como consequência, evita o enfraquecimento do sistema imunológico. Para além da terapia para pacientes diagnosticados com HIV, outra ferramenta de apoio para a prevenção da doença, além do uso de preservativo, é a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), recomendada pelo Ministério da Saúde desde 2018.

 Publicidade:

Clique aqui e conheçam nosso Instagram 

Redação: Jornalismo A Voz do Povo.

Direção: Jornalista Marcio Carvalho

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade