A previsão do tempo aponta que o Rio de Janeiro deve ter outro fim de semana com temporais. Depois de atingir principalmente o Rio Grande do Sul ao longo dos últimos dias, as tempestades avançam por Santa Catarina e Paraná e devem chegar ao Sudeste, atingindo principalmente Rio de Janeiro e São Paulo.
Segundo o Sistema Alerta Rio, as condições de tempo na capital fluminense serão influenciadas por áreas de instabilidades associadas ao lento deslocamento da frente fria sobre o oceano. Assim, haverá aumento de nebulosidade com céu passando de nublado a encoberto, com previsão de chuva moderada a forte a partir da tarde, podendo ser muito forte em curtos períodos de tempo.
A tempestade pode ainda vir acompanhada de raios e rajadas de vento moderado a forte. As temperaturas ficam estáveis, com mínima prevista de 20°C e máxima de 35°C. São esperados cerca de 35 milímetros de chuva neste dia.
Para domingo, a expectativa é de que o volume seja ainda maior, entre 70 e 90 milímetros de chuva, com intensidade de moderada a forte. Somados, os volumes de sábado e domingo devem ser parecidos com os do último fim de semana, o que preocupa as autoridades, já que o solo ainda está encharcado em algumas regiões do estado.
A temperatura deve cair um pouco no domingo, com a máxima prevista de 27ºC. A chuva deve permanecer até pelo menos a próxima terça-feira (23), mas perde intensidade a partir de segunda-feira (22).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil Nacional emitiram alerta de perigo para chuvas intensas no Rio de Janeiro.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) também fez alerta para risco moderado de alagamentos e transbordamentos de rios.
Em caso de chuvas fortes, a recomendação é para que as pessoas procurem abrigos seguros, evitando árvores ou coberturas metálicas frágeis. Além disso, é recomendado manter distância de janelas, vidros e objetos perfurocortantes.
No último fim de semana, pelo menos 12 pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas no Rio de Janeiro. Municípios da Baixada Fluminense, como São João de Meriti e Duque de Caxias, foram as principais áreas afetadas.
Duas pessoas continuam desaparecidas. Uma delas é a cabeleireira Elaine Cristina Souza Gomes, que teve o carro arrastado pela enxurrada no Rio Botas, em Belford Roxo, também na Baixada.
PATROCINADORES E PARCEIROS:
Postar um comentário