Caxias reforça campanha de vacinação contra o vírus HPV

 A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à nova campanha de mobilização para reforçar a vacinação – agora em dose única – contra o vírus HPV, causador do câncer de colo do útero e de pênis, entre outros tipos da doença. 

As organizações Mundial e Pan-Americana da Saúde comprovaram que uma dose da vacina HPV quadrivalente pode ser tão benéfica quanto duas ou três doses em áreas com alta cobertura vacinal. Seguindo orientação do Ministério da Saúde, o município passa a aplicar o imunizante em dose única em meninos e meninas de 9 a 19 anos.

Podem participar da campanha meninas e meninos que tenham entre 9 e 19 anos, que não tenham recebido nenhuma dose do imunizante; pessoas de 9 a 45 anos em condições clínicas especiais, como as que vivem com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos (imunossuprimidos); vítimas de abuso sexual; e pessoas portadoras de Papilomatose Respiratória Recorrente (PPR).

O HPV é considerado a infecção sexualmente transmissível mais comum em todo o mundo e o principal causador do câncer de colo de útero. A estimativa do ministério é que cerca de 17 mil mulheres sejam diagnosticadas com a doença no Brasil todos os anos.

De acordo com estudos recentes, a vacinação pode reduzir em até 87% as taxas de câncer de colo do útero. Além do benefício individual para a saúde, a vacinação contra o HPV também reduz o impacto social e econômico dos tratamentos de câncer e outras complicações relacionadas ao vírus. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 17 mil novos casos de câncer de colo do útero são diagnosticados por ano no país, com 7 mil óbitos anuais.

Apesar de se tratar de uma enfermidade que pode ser prevenida, a neoplasia de colo de útero é o quarto tipo de câncer que mais atinge mulheres no mundo, sobretudo negras, pobres e com baixos níveis de educação formal.

Desde 2014, a vacina HPV quadrivalente é oferecida gratuitamente pelo SUS para adolescentes até 19 anos. O imunizante trabalha na prevenção de lesões genitais pré-cancerosas de colo de útero e contra as verrugas genitais em mulheres e homens, estimulando o organismo a produzir anticorpos que vão agir contra o vírus, transmitido durante a relação sexual. A indicação, portanto, é que a aplicação da vacina seja anterior ao início da vida sexual, antes do possível contato com o vírus, por isso a faixa etária adotada pelo Programa Nacional de Imunizações. O HPV também pode causar câncer de pênis, ânus, vulva, vagina, boca e garganta.

Onde se vacinar

A vacina HPV em Duque de Caxias está disponível nas seguintes unidades de saúde da rede municipal:

Centro Municipal de Saúde de Duque de Caxias - CMSDC (Rua General Gurjão, s/n. – Centro).

De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Sábado, das 8h às 16h.

UPH Xerém – UPH Saracuruna – UPH Pilar – UPH Imbariê – UPH Equitativa – UPH Campos Elíseos.

De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. E sábado, das 8h às 12h.

Os responsáveis devem levar a caderneta ou comprovante de vacinação da criança e do adolescente, sempre que disponível, e um documento de identificação.

Receba notícias no WhatsApp:

..

  Promoções Exclusivas:

Garrafas clique abaixo:

   

Suplementos 

  

Ferramentas promoção

 


Carregador e caixa de som

  

Celulares baratos

  

Mochila de bebê

  

Câmera de Bocal

 


Redação: Jornalismo A Voz do Povo.

Direção: Jornalista Marcio Carvalho


Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade