O Conselho Municipal de Saúde de Belford Roxo promoveu, nesta terça-feira (13), uma capacitação para seus conselheiros com os temas: Legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), Gestão Pública, Instrumentos de Gestão e Primeiros Socorros, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, no Centro.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Davi Calado, abriu o evento destacando a importância da primeira capacitação do novo recém-formado conselho para que a saúde do município tenha bom funcionamento. “Importante que a Atenção Básica e Primária da Saúde funcione para aliviar as emergências das unidades de saúde do município”, destacou Davi Calado.
A assistente social Lilian Rosane Ramos de Menezes, especialista em Regulação em Saúde do SUS e Serviço Social e Saúde, destacou em sua palestra a Legislação do SUS. Foi feita a abordagem de como o CMS tem a função de fiscalizar, acompanhar e avaliar as políticas públicas de saúde no município, garantindo o cumprimento dos princípios do SUS e a participação da comunidade na gestão.
Gestão pública
A pauta da Gestão Pública foi palestrada pelo enfermeiro Fábio Luís Francisco, com Pós-Docência e MBA em Gestão Pública. Como a Gestão Pública pode desempenhar um papel fundamental como órgão de controle social e participação popular na formulação, fiscalização e execução das políticas de saúde. “É fundamental também uma capacitação e qualificação dos profissionais de saúde para o bom funcionamento da Gestão Pública de saúde”, afirmou o enfermeiro.
Os conselheiros municipais de Saúde participaram ativamente da capacitação tirando dúvidas, dando sugestões e fortalecendo a importância do Conselho Municipal para o funcionamento da Saúde no município.
Plano Municipal de Saúde
A fisioterapeuta Márcio Cristina Tenório apresentou o tema “Instrumentos de Gestão” com destaque para o Plano Municipal de Saúde e Sistema de Monitoramento e Indicadores Bipartite (SMAIB) e o Programa de Qualificação da Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS).
Fechando a capacitação, o enfermeiro Fabiano de Oliveira, especialista em Enfermagem do Trabalho e em Qualidade e Segurança do Paciente, destacou os Primeiros Socorros, abordando um conjunto de ações básicas e rápidas que podem ser tomadas por leigos para auxiliar uma pessoa em estado de emergência até a chegada de ajuda especializada, como em casos, de AVC e Convulsão.
Fotos: Divulgação/PMBR
Via: Comunicação 2025 de Belford Roxo.
Receba notícias no WhatsApp:
Promoções Exclusivas:
Garrafas clique abaixo:
Suplementos
Ferramentas promoção
Carregador e caixa de som
Celulares baratos
Mochila de bebê
Câmera de Bocal
Redação: Jornalismo A Voz do Povo.
Direção: Jornalista Marcio Carvalho
Postar um comentário