Os pequenos alunos se encantaram com as experiências e com as atrações da Feira de Ciências.
“O planeta que desejamos, somos parte da solução”. Esse é o tema do Projeto de Sustentabilidade que tem fomentado a reflexão das questões ambientais na Escola Municipal José Pinto Teixeira, no bairro Recantus, em Belford Roxo, nos últimos anos. O Projeto faz parte do cotidiano da escola e envolve todos os segmentos (educação infantil; anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e EJA) e culminou com uma série de atividades celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A Secretaria de Agricultura doou 500 mudas de plantas para o evento.
O evento contou com diversas atrações como exibição dos filmes “Wall-e” e “João Ambiente” (animação) e uma feira de ciências com exposição de trabalhos interativos como produção de sabão sustentável e horta educacional, entre outros. “Sou moradora do bairro e conheço a realidade local. A escola é muito importante para a comunidade e os alunos se empenharam para esse grande evento”, declarou a diretora Vera Lúcia Martins, ao lado do vice-gestor Ronie de Oliveira Pereira, do subsecretário de Educação, Ronaldo Justino, e do vereador Juninho do Pica-Pau.
Corredor dos ODS
A secretária municipal de Educação, Sheila Boechat, elogiou as atividades da escola e destacou a mobilização dos alunos. “Cuidar do meio ambiente é importante e os estudantes estão entendendo a mensagem”, resumiu a secretária. “Fiquei orgulhoso em ver os estudantes se empenhando no cuidado com o meio ambiente. A Secretaria está à disposição para ajudar no desenvolvimento de projetos”, completou o secretário de Meio Ambiente, Flávio Gonçalves.
Projeto da Universidade Federal
Os alunos 7°, 8º e 9º anos tiveram a oportunidade de atuarem como mediadores por um dia no projeto “Ciências Sob Tendas”, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Foram disponibilizadas para os alunos atividades como: casa solar, papel que brota, teatro de fantoches, biomas, circuito e elétrico, e realidade virtual, entre outras.
A escola montou "Corredor dos ODS", onde os visitantes puderam (através da explicação dos alunos), conhecer os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem a Agenda 2030 para o desenvolvimento Sustentável, que é um Plano de Ação Global, criada pela Assembleia Geral da ONU, em 2015, com foco na erradicação da Pobreza Mundial.
Contexto socioambiental
A professora de Ciências, Geise Wyterlin, enfatizou que a escola está em um contexto socioambiental que requer bastante atenção, pois o bairro é cortado pelo Rio Botas, que por alguns anos seguidos (menos em 2025) transbordou na época das fortes chuvas, provocando enchentes que impactaram muito a comunidade. “Assim, entendemos que a Escola, que é um ponto de referência na comunidade, precisava ir além das aulas tradicionais e desenvolver ações efetivas que pudessem contribuir para a transformação desse quadro”, comentou Geise, destacando que a Educação Ambiental surge então como alternativa de conscientização e mudanças de hábitos.
Contexto socioambiental
A professora de Ciências, Geise Wyterlin, enfatizou que a escola está em um contexto socioambiental que requer bastante atenção, pois o bairro é cortado pelo Rio Botas, que por alguns anos seguidos (menos em 2025) transbordou na época das fortes chuvas, provocando enchentes que impactaram muito a comunidade. “Assim, entendemos que a Escola, que é um ponto de referência na comunidade, precisava ir além das aulas tradicionais e desenvolver ações efetivas que pudessem contribuir para a transformação desse quadro”, comentou Geise, destacando que a Educação Ambiental surge então como alternativa de conscientização e mudanças de hábitos.
Fotos: Divulgação/PMBR
Via: Comunicação 2025 de Belford Roxo.
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Redação: Jornalismo A Voz do Povo.
Direção: Jornalista Marcio Carvalho
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