Profissionais e servidores de saúde do Hospital Infantil de Belford Roxo e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque dos Ferreiras estão recebendo durante três dias a Capacitação de Urgências e Emergências com o tema “Notificação Relacionadas ao Trabalho e Acidente de Trabalho”.
A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, é realizada através do Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador.
Os dias foram divididos para atender todos os funcionários das unidades, de acordo com as escalas de plantões. A capacitação iniciada na segunda-feira (14), termina na manhã desta quinta-feira (17), com a presença do secretário municipal de Saúde, Eduardo Feital.
Capacitação em segurança
O tema “Agravos de Notificação Compulsória da Saúde do Trabalhador” contou com os seguintes tópicos: Exposição a Material Biológico, LER/DORT, Acidente de Trabalho, Intoxicação Exógena, PAIR (Perda Auditiva Induzida por Ruído), Câncer Relacionado ao Trabalho, Pneumoconiose, Dermatose Ocupacional, Trabalho Infantil; Transtorno Mental Relacionado ao Trabalho.
“A capacitação em segurança do trabalho para servidores visa fornecer conhecimentos e habilidades necessárias para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais. Essa capacitação é essencial para todos os servidores, independentemente da área de atuação, e abrange aspectos como legislação, normas regulamentadoras, identificação de riscos e medidas de prevenção”, afirmou o palestrante e engenheiro civil, Wagner Mateus, diretor de Saúde do Trabalho da Secretaria Municipal de Saúde.
Burnout e segurança do paciente
O Burnout foi um dos temas abordados pela diretora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Nova Iguaçu e coordenadora do Programa de Saúde do Trabalhador em 7 municípios, Paula Almeida. A síndrome, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio emocional caracterizado por exaustão extrema, estresse e esgotamento físico, resultante de situações de trabalho desgastantes e que demandam muita competitividade ou responsabilidade. É um problema sério que pode levar a outras doenças mentais e impactar significativamente a vida do indivíduo e também no desempenho no ambiente do trabalho.
O tema “Segurança do Paciente” foi abordado pela enfermeira Alba Yannick. Os profissionais de saúde interagiram na participação da dinâmica e também tirando dúvidas. “Segurança do paciente é um dever de todos. Ninguém é suficiente sozinho. Saúde é trabalho em equipe”, afirmou a enfermeira Alba.
O encerramento da capacitação terminou com uma mensagem do Diretor Municipal de Saúde, Felipe Monteiro, que ressaltou os avanços e o fortalecimento da saúde de Belford Roxo, na gestão atual do prefeito Márcio Canella e do secretário municipal de Saúde, Eduardo Feital, e no reconhecimento ao desempenho dos profissionais que atuam em todas as unidades de saúde do município.
Fotos: Divulgação/PMBR
Via: Comunicação 2025 de Belford Roxo.
Receba notícias no WhatsApp:
Promoções Exclusivas:
Garrafas clique abaixo:
Suplementos
Ferramentas promoção
Carregador e caixa de som
Celulares baratos
Mochila de bebê
Câmera de Bocal
Redação: Jornalismo A Voz do Povo.
Direção: Jornalista Marcio Carvalho
Postar um comentário