Secretaria de Urbanismo realiza 6ª Conferência Municipal das Cidades na Câmara de Vereadores e elege delegados para etapa Estadual

A Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo de Belford Roxo promoveu, na segunda-feira (21/07), a 6ª Conferência Municipal das Cidades, na Câmara Municipal, com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.

O evento contou com a participação da sociedade civil, Poder Público Municipal, Movimentos Populares, trabalhadores, empresários, entidades profissionais e organizações não governamentais. A conferência foi marcada por palestras, grupos de trabalhos por eixos de debates, apresentação de propostas e eleição de delegados para a Conferência Estadual das Cidades, que será realizada entre os dias 11 e 13 de agosto, no ExpoRio, na Cidade Nova, na região central do Rio de Janeiro.

 

Secretário abre os trabalhos

A abertura da conferência ficou a cargo do secretário municipal de Urbanismo, Reginaldo Gomes, que compôs a mesa do evento com o presidente da Câmara Municipal, Markinho Gandra; o vereador Rodrigo Gomes; o arquiteto e urbanista Vicente Loureiro; o professor Orlando Santos Junior do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Bruna Motta, subsecretária de Relações Institucionais da Secretaria de Estado das Cidades; o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), Miguel Alvarenga; além dos representantes do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal em Belford Roxo, Eros Matos e Felipe Vinícius e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), representado pelo conselheiro Fábio Bruno.

 

Cidade mais justa

“Eu quero agradecer a sociedade civil de todas as áreas e segmentos, movimentos populares e culturais, representantes das secretarias municipais, presidente da OAB-RJ/Belford Roxo, Silmária Berriel e palestrantes pela participação na Conferência Municipal. Nosso objetivo é construir uma cidade mais justa, igualitária, inclusiva e sustentável. Por isso é que destaco que a participação da sociedade civil organizada é fundamental, pois formularemos diretrizes para o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou o secretário Reginaldo Gomes, que ressaltou também a gestão do prefeito Márcio Canella nos avanços em todas às áreas do município e os próximos passos na área da Habitação de Belford Roxo com futuros empreendimentos populares. 

 

Justiça social

O tema da conferência “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social” contou com os palestrantes: o arquiteto e urbanista Vicente Loureiro e o professor Orlando Santos Junior do IPPUR da UFRJ.

Muitas temáticas foram abordadas pelos dois palestrantes com o foco em Belford Roxo, como, o crescimento demográfico e populacional, expectativa de vida positiva para os belforroxenses, despejo irregular de lixo, infraestrutura, mobilidade urbana, entre outros assuntos. 

 

Grupos de trabalho

Na parte da tarde aconteceram os debates e grupos de trabalho, organizados em três grupos temáticos (GTs) para debater às diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) com os três eixos do Regimento Interno da Conferência Estadual das Cidades.

Eixo I – Articulação entre os principais setores urbanos e com o planejamento das políticas públicas;

Eixo II – Gestão estratégica e financiamento;

Eixo III – Grandes temas transversais: Sustentabilidade ambiental e emergências climáticas, transformação digital e território e Segurança Pública e o enfrentamento do controle armado dos territórios populares.

 

Ciclo de conferências

“Vivemos um momento muito especial e histórico para o Estado do Rio de Janeiro com tantas conferências municipais das cidades (75), retornando depois de mais de 10 anos. Belford Roxo encerra o ciclo de conferências municipais no Estado. Gostaria de agradecer pela conferência e todo o esforço do secretário Reginaldo Gomes. Todos estão convidados para a Conferência Estadual para discutirmos todas as propostas em relação ao Desenvolvimento Urbano do nosso Estado”, disse a subsecretária de Estado de Cidades, Bruna Motta.

Na sequência, aconteceu a Plenária Final com a realização da votação das propostas elaboradas pelos grupos temáticos e das moções trazidas durante o evento, além da deliberação quanto aos delegados que seguirão para a Conferência Estadual.

Marcaram presença também na Conferência, os secretários municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cultura, Assistência Social e Cidadania, Educação e Defesa Civil, Flávio Gonçalves, André Carvalho, Diogo Bastos, Sheila Boechat e Evalder Perini, respectivamente.

Delegados eleitos para Conferência Estadual

Na parte final do evento, aconteceu a eleição dos delegados (titulares e suplentes) para a Conferência Estadual. Foram eleitos os seguintes delegados e delegadas na Conferência Municipal de Cidades:

- Assis Freitas - Instituto Fluminense; 

- Enéias Oliveira - Associação de Moradores Jardim Taboca;

- Ailton Cezar Saturnino - Instituto Anjos com Deficiência (IADEF);

- Ana Lucia Oliveira - Instituto Anjos com Deficiência (IADEF);

- Jandyra Rosa - Ong AMB Sublime;

- Rosa Maria Vieira – ASSOBENE (Associação Beneficente De Amparo Social);

- Maria Isabel Vitorino - Afoxé Associação Raízes Africana;

- Icaro Ribeiro - Escola de Samba Inocentes de Belford Roxo;

- Gilvan Medeiros – Femuber;

- Luiz Claudio – Femuber;

- Almezindo Alves – Femub (Festival de Música de Belford Roxo);

- Elizete Jacinto – Femub (Festival de Música de Belford Roxo);

- Silmária Berriel – OAB/Belford Roxo;

- Marlúcia Madalena de Lima – OAB/Belford Roxo;

- Sandra Pinheiro - Entidade Empresarial Construtora Ideal. 


Fotos: Divulgação/PMBR

Via: Comunicação 2025 de Belford Roxo.

 Receba notícias no WhatsApp:

..

  Promoções Exclusivas:

Garrafas clique abaixo:

   

Suplementos 

  

Ferramentas promoção

 


Carregador e caixa de som

  

Celulares baratos

  

Mochila de bebê

  

Câmera de Bocal

 


Redação: Jornalismo A Voz do Povo.

Direção: Jornalista Marcio Carvalho

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade