Escola José Pinto Teixeira recebe a Conferência Municipal Infanto-juvenil de Meio Ambiente e elege delegados

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) de Belford Roxo promoveu a Conferência Municipal Infanto-juvenil de Meio Ambiente, na Escola Municipal José Pinto Teixeira, no bairro Babi/Recantus. 

A iniciativa foi a Etapa Escolar da VI Conferência Nacional (CNIJMA). Na conferência, os alunos apresentaram projetos e foram eleitos dois delegados para a Etapa Estadual. O evento contou com parceria da Secretaria Municipal de Educação, através do Programa Municipal de Educação Ambiental (Promea).

Participação das crianças

A Conferência Municipal é um evento que visa promover a participação de crianças e adolescentes na discussão de questões ambientais em nível municipal, com foco em ações educativas e transformadoras. Essa iniciativa faz parte de um processo mais amplo que envolve conferências estaduais e nacionais, culminando na Conferência Nacional infanto-juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA).

“Toda vez que venho na José Pinto Teixeira eu me emociono. Tem uma energia diferenciada. Muito impactante tudo que assisti aqui. Os alunos apresentando as suas propostas. O governo do prefeito Márcio Canella tem feito muitas ações em se tratando do combate às enchentes. Nós temos uma parceria com o INEA em cinco frentes de trabalho desassoreando, tirando os detritos dos canais, rios e valões”, argumentou o secretário Flávio Gonçalves. 

Polder do Outeiro

As secretarias municipais de Serviços Públicos e Conservação fazendo a limpeza urbana e o trabalho de microdrenagem de limpeza dos bueiros e galerias. Tudo nesse momento de estiagem, que geralmente é de poucas chuvas, que é pra gente entrar fazendo esse trabalho, pra quando chegar o período de chuvas no final do ano, indo até março e abril, onde as chuvas são mais intensas, as águas possam escoar de forma mais rápida, com isso reduzindo os impactos na vida dos moradores nas áreas que alagam. As bombas do Polder do Outeiro, que também estão 100% em pleno funcionamento, justamente para que possamos dar dias melhores para a população”, destacou o secretário Flávio Gonçalves. 

Ótimas iniciativas

O evento contou ainda com as participações da subsecretária de Meio Ambiente, Aliene Dian, o subsecretário municipal de Defesa Civil, Osnir Feitosa, o coordenador de Educação Ambiental da Semas, João Braga e o senhor Jorge, que representou o secretário municipal de Agricultura, Adriano de Oliveira do Nascimento.

A escolha da Escola Municipal José Pinto Teixeira para receber a conferência aconteceu de forma estratégica devido às ótimas iniciativas na área do Meio Ambiente realizada pela unidade de ensino do bairro Recantus.

“Eu tenho orgulho dessa escola e de todos os alunos. Em pouco tempo conseguimos ter essa unidade. Todos nós vestimos a camisa. Toda vez que se ouve falar da E.M. José Pinto Teixeira, você sabe que tem uma escola toda voltada para o Meio Ambiente, desde a Educação Infantil até o 9º ano”, destacou a gestora da escola, Vera Lúcia Martins.   

Temas debatidos

Os temas enchentes e desastres climáticos fizeram parte das discussões que contou com a participação dos alunos, professores, corpo técnico da escola, pais e responsáveis e representantes da comunidade local. Os estudantes apresentaram suas propostas com sugestões ligadas a simulados, sirenes, pontos de apoio, entre outros assuntos. 

 “Nossa escola nos últimos anos tem se debruçado na questão do Meio Ambiente, que é uma questão urgente e que envolve e atinge a todos nós. Nossa escola realiza grandes práticas voltadas para o Meio Ambiente e os alunos são muito interessados na questão ambiental”, disse a professora de Ciências, Geise Wyterlin.

Eleição de delegados

O fechamento da conferência contou com a eleição dos delegados eleitos com a votação sendo realizada entre os estudantes. Foram eleitos os alunos Kauã Miguel Gonçalves, de 14 anos e Rebeka Rosa, 13.

A Conferência Municipal busca fortalecer a cidadania ambiental e a educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora. Faz parte de um processo pedagógico que envolve escolas, comunidades e órgãos públicos. 


Fotos: Divulgação/PMBR

Via: Comunicação 2025 de Belford Roxo.

 Receba notícias no WhatsApp:

..

  Promoções Exclusivas:

Garrafas clique abaixo:

   

Suplementos 

  

Ferramentas promoção

 


Carregador e caixa de som

  

Celulares baratos

  

Mochila de bebê

  

Câmera de Bocal

 


Redação: Jornalismo A Voz do Povo.

Direção: Jornalista Marcio Carvalho



Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade