A Creche Municipal Prefeita Maria Lúcia Netto dos Santos abriu nesta terça-feira (02/09) o desfile cívico do bairro Sargento Roncalli, em Belford Roxo, que contou com a participação de 1.600 alunos de 18 escolas, incluindo municipais, estaduais e particulares. Pela primeira vez na história do município, as escolas tiveram seus nomes anunciados em um painel de led. As unidades receberam também bandeiras novas. Na quarta-feira (03/09), o desfile será no bairro Parque São José.
A segunda unidade a desfilar foi a Creche Municipal Amor à Vida, vindo em seguida as Creches Municipais Vereadora Fátima Nunes, Joaquina Rosa Correia Pereira e Maria Dalva da Silva. A proteção ao meio ambiente e a importância da educação foram algumas das temáticas apresentadas pelas creches. O Instituto São Sebastião, a escola Comunitária e o Colégio Estadual Marcílio Dias.
Aluna caracterizada de secretária
O Ciep Municipalizado Constantino Reis, tendo à frente à diretora Márcia Ghaigher, desfilou apresentando trabalhos de sustentabilidade desenvolvidos durante o ano. A unidade não esqueceu de destacar a importância da inclusão e da leitura. A aluna Emanuely Pietra Souza da Silva representou a secretária Sheila Boechat.
Décima unidade a desfilar, a escola municipal Oswaldo Lima abordou tema como cidadania, inclusão, reciclagem, meio ambiente e trabalho infantil. A escola lembrou ainda da Saúde e Educação, além do Café Amigo, programa desenvolvido pela Prefeitura que distribui gratuitamente todos os dias café e pão com manteiga.
Meio ambiente em alta
O meio ambiente foi um dos temas abordados pela escola municipal Pedro Antonio, que destacou o Pantanal Mato-grossense. Um aluno fantasiado de jacaré deslizou deitado em um skate na pista dando realidade aos movimentos. O cinema brasileiro e o Programa Tarifa Zero foram lembrados pela escola. Em seguida, a Escola Estadual Alice Paccini Gélio desfilou com a banda sendo regida pelo maestro Pedrão.
Defendendo uma política antirracista, a Escola Municipal Tenente Mozart Pereira dos Santos destacou o combate ao bullying, além de mostrar as regiões do Brasil, dando ênfase à capoeira. Zumbi dos Palmares e sua esposa Dandara não foram esquecidos. A unidade lembrou ainda do meio ambiente do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), cuja a instrutora é a sargento Carina, que desfilou.
O planeta que desejamos
Tradicionalmente conhecida como uma escola que defende o meio ambiente, a José Pinto Teixeira levou para o desfile o tema “O planeta que desejamos”, destacando as ações que a unidade tem feito para defender o meio ambiente, buscando sempre uma cidade sustentável. A professora de Ciências, Geise Wyterlin, uma entusiasta na defesa da natureza, desfilou ao lado da diretora Vera Lúcia. A escola desenvolve um projeto de horta na escola e de fabricação de sabão ecológico. A Escola Municipal Arthur Araújo Lula da Silva destacou a alimentação saudável, a integração da escola com a a família e o uso consciente das telas (televisão, computador e celulares). A unidade mostrou ainda na avenida personagens de Monteiro Lobato. Já a Escola Municipal Paulo Freire deu destaque também ao meio ambiente e à diversidade.
Secretária destaca empenho das escolas
Encerrando o desfile, se apresentaram o Instituto Educacional Nilo Pessanha, o Colégio Estadual Tenente Otávio Pinheiro (Cetop) e funcionários da Secretaria Municipal de Educação. “Foi um evento que superou as expectativas, pois as escolas trabalharam bem as temáticas”, destacou a secretária municipal de Educação, Sheila Boechat, ao lado dos secretários Marcos Paulo Ribeiro (Comunicação Social), Diogo Bastos (Assistência Social e Cidadania), Dudu Canella (Ação Comunitária e Marcelo Canella (secretário chefe de gabinete), além dos vereadores Armandinho Penelis, Márcio Franco e Juninho do Pica-Pau.
Fotos: Divulgação/PMBR
Receba notícias no WhatsApp:
Promoções Exclusivas:
Garrafas clique abaixo:
Suplementos
Ferramentas promoção
Carregador e caixa de som
Celulares baratos
Mochila de bebê
Câmera de Bocal
Redação: Jornalismo A Voz do Povo.
Direção: Jornalista Marcio Carvalho
Postar um comentário