Governo do Rio está reunido com prefeitos nesta segunda-feira para discutir plano contra barricadas.
As barreiras atrapalham o acesso das forças de segurança e ajudam o controle do território pelo crime organizado em regiões que dominam
O governador do Rio, Cláudio Castro discute com diferentes prefeitos do estado para um plano conjunto de retirada de barricadas em comunidades dominadas pelo crime organizado. As barreiras atrapalham o acesso das forças de segurança e ajudam o controle do território pelo poder paralelo. O secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, explicou que a proposta é que os policiais adentrem as regiões focos da ação com a segurança, e as prefeituras, com o trabalho logístico para eliminar as barricadas.
A cidade de Belford Roxo virou modelo para todo o estado, e foi a primeira cidade do Rio a implantar o Barricada Zero criado pelo prefeito Márcio Canella.
No Rio são mais 13600 pontos com barricadas.
Doze municípios beneficiados
Além de Belford Roxo, as cidades beneficiadas pela força-tarefa são: Rio de Janeiro, Japeri, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Itaboraí, Duque de Caxias, Queimados, São João de Meriti, Nilópolis, Mesquita e Maricá. As barricadas em geral são feitas com diversos materiais, como trilhos de trem, concreto e lixo, por exemplo, para impedirem a entrada das foças de segurança na comunidade. O Governo do estado distribuirá nessa primeira fase 50 “kits demolição”, que tem rompedor hidráulico, caminhões e outras ferramentas.
Pioneiro no combate
Pioneiro no combate às barricadas, o prefeito Márcio Canella agradeceu ao governador Cláudio Castro pela iniciativa e destacou que em Belford Roxo o programa “Barricada Zero”, lançado por ele no início do governo, está dando resultados porque a Prefeitura trabalha em conjunto com as forças de segurança.
Trabalho começou em janeiro
Canella frisou que a população de bem não pode ficar refém de bandidos. “O apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e outros órgão é fundamental para acabarmos com essa praga chamada barricada. Logo no início de janeiro arregacei as mangas e comecei a trabalhar. Via as crianças presas dentro de casa, enquanto os bandidos desfilavam de fuzil. Eu disse: basta! Hoje vejo que a população está mais tranquila, pois também implantei a “Patrulha da Madrugada”, que percorre os bairros dando segurança às pessoas que estão saindo para trabalhar. O governador Cláudio Castro tem o meu apoio para essa operação”, acentuou Canella.
‘Prefeito Barricada Zero’
Durante a inauguração de três delegacias especializadas em Belford Roxo, em agosto deste ano, o governador Cláudio Castro chamou Márcio Canela de “Prefeito Barricada Zero”, em alusão ao trabalho desenvolvido no município, que está livre dos obstáculos construídos pelo tráfico. Na reunião desta segunda-feira (17-11), o governador frisou que o prefeito Márcio Canella começou com o trabalho de retirar barricadas desde 1º de janeiro e foi enfático: “Essa luta não é só minha, é das Prefeituras também. Quero deixar claro que não iremos retroceder nessas ações. Se a Polícia retirar e o tráfico colocar de novo, as forças de segurança irão retornar ao local”, finalizou Castro, destacando que Caxias será a base central onde ficará o material utilizado para destruir as barricadas.
Fotos: Divulgação/PMBR
Receba notícias no WhatsApp:
Promoções Exclusivas:
Garrafas clique abaixo:
Suplementos
Ferramentas promoção
Carregador e caixa de som
Celulares baratos
Mochila de bebê
Câmera de Bocal
Redação: Jornalismo A Voz do Povo.
Direção: Jornalista Marcio Carvalho




Postar um comentário