Prefeito Márcio. Canella acompanha demolição de ponte entre os bairros Xavantes e Piam

A Secretaria de Educação (Semed) e da Assistência Social e Cidadania (Semasc) de Belford Roxo promoveram, nesta quinta-feira (13/11), a 1ª Mostra Educa Social - Boas Práticas da Educação e Assistência Social. 

O evento terá o segundo dia e o encerramento, nesta sexta-feira (14/11), de 8h às 17h, novamente na sede da Semed, na Avenida Benjamin Pinto Dias, 955, no Centro. A iniciativa contou com o apoio e produção da Secretaria Municipal de Comunicação Social.

Moderna estrutura

A mostra realizada de forma inédita no município contou com uma moderna estrutura dividida em 80 estandes, com a participação de 40 escolas e creches municipais por dia e dos equipamentos da Semasc (Cras, Creas, Centro Pop e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), atraindo milhares de participantes, profissionais da Semed e Semasc, usuários dos equipamentos e demais secretarias municipais para a quadra do antigo Abeuzinho.

Boas práticas

“Queremos declarar nossa gratidão ao prefeito Márcio Canella, vice-prefeita Mariana Malta, ao secretário chefe de Gabinete, Marcelo Canella e ao nosso parceiro Antonio Rueda (presidente do União Brasil). Hoje é um dia inédito que está acontecendo em Belford Roxo, com essa intersetorialidade e parceria entre Educação e Assistência Social, fazendo essa mostra de boas práticas. Na Educação Infantil, que é a base de desenvolvimento e o futuro das nossas crianças. Eles estão animados e ansiosos em fazerem suas apresentações, preparadas nas suas casas e escolas. Isso que enriquece e é combustível para o nosso trabalho. Quero dar boas-vindas a todos os presentes, que tenhamos dois dias bons, que as pessoas prestigiem as apresentações e os estandes, para que os participantes saiam da mostra de uma forma muito boa”, destacou a secretária de Educação, Sheila Boechat.

Apresentações culturais

O evento apresentou exposições, apresentações culturais, trabalhos dos estudantes, professores e corpo técnico das unidades escolas, iniciativas positivas e inovadoras. Cada estande dialogou com os participantes, atraindo a atenção de adultos, crianças e familiares sobre a importância da articulação intersetorial, entre Educação e Assistência Social, ressaltando o ótimo trabalho nas unidades escolares e na garantia dos direitos sociais de crianças, adolescentes, adultos e idosos. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos também marcou presença no evento.

Ação inédita

“Eu estou muito feliz porque é uma ação inédita em Belford Roxo. Muita gente fala em Intersetorialidade, mas ninguém sabe como fazer, e está aqui a prova, de como se fazer, está aqui o resultado, com esse evento maravilhoso. Estamos entregando resultados, seguindo as determinações do prefeito Márcio Canella, com todo o apoio da vice-prefeita, do secretário Marcelo Canella, que tem nos dado para podermos mostrar o potencial que nossa cidade tem. Esses dois dias, o palco não é nosso, é do povo, das pessoas que produzem, para podermos mostrar o quanto nós temos de talento, produção e criatividade na nossa cidade. A intersetoriedade pode acontecer sim, basta querer”, declarou o secretário de Assistência Social, Diogo Bastos, que fez um agradecimento especial ao secretário de Comunicação Social, Marcos Paulo Ribeiro Lopes, pelo apoio e a criatividade e no trabalho de montagem de toda a estrutura na 1ª Mostra Educa Social - Boas Práticas da Educação e Assistência Social.

Apresentações culturais

No primeiro dia aconteceram 13 apresentações culturais e musicais de alunos de creches e escolas municipais e de usuários dos equipamentos da Assistência Social, que arrancaram calorosos das autoridades e público presente na feira.

Uma das apresentações mais emocionantes aconteceu com os pequenos alunos, Mariela, Elizeu e Isis, da Escola Municipal de Educação Especial Albert Sabin, do bairro Nova Piam, com uma explicação interativa e demonstrativa sobre o desperdício da água, como, a lavagem correta das mãos, a higiene e os cuidados com o nosso Planeta.

“Treinamos legal para essa apresentação. A apresentação ficou bem legal e fiquei feliz que minha mãe pode participar na plateia”, afirmou o animado Elizeu.

Grande interatividade

Em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura de Belford Roxo está canalizando o Canal Maxambomba. Nesta sexta-feira (14/11), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) começou a demolir a ponte, de cerca de 16 metros de extensão, que liga os bairros Piam e Xavantes. O objetivo é alargar o trecho do canal e construir uma ponte para carros com duas laterais para pedestres, pois a ponte que fora demolida passava apenas um veículo por vez.

Curso da água ‘estrangulado’

O prefeito Márcio Canella acompanhou a demolição da ponte ao lado do secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Flávio Gonçalves. Canella acentuou que a ponte teve que ser demolida porque o curso da água ficou “estrangulado” e causa alagamentos nas casas em época de fortes chuvas. “A nova ponte acabará com esse problema e trará mais mobilidade para moradores dos bairros Xavantes, Piam e adjacências”, concluiu o prefeito.

Área de lazer em longo trecho

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Flávio Gonçalves, a construção da nova ponte faz parte da canalização do Canal Maxambomba, pois em um longo trecho será construída uma área de lazer. A demolição começou pela retirada das grades de ferro das laterais da ponte para que a máquina começasse a quebrar o piso de concreto.

Canalização terá 1.389 metros

A ponte demolida media 16 metros de comprimento. A que será construída terá a mesma medida, mas ficará a cerca de sete metros de altura do rio para evitar que a água represe no teto em caso de fortes chuvas. “Já temos 428 metros prontos de um total de 1.389 que serão canalizados”, destacou o engenheiro civil da empresa Lytorânea, executora da obra, Alex Sandro Ferraz. “Calculo que até o primeiro trimestre de 2026 a obra de canalização com a área de lazer seja concluída”, completou Filippy Fury, gerente-geral da empresa.

Fotos: Divulgação/PMBR

 Receba notícias no WhatsApp:

  Promoções Exclusivas:

Garrafas clique abaixo:

   

Suplementos 

  

Ferramentas promoção

 


Carregador e caixa de som

  

Celulares baratos

  

Mochila de bebê

  

Câmera de Bocal

 


Redação: Jornalismo A Voz do Povo.

Direção: Jornalista Marcio Carvalho

 


 

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade