Águas do Rio interliga imóveis e resolve problema histórico para centenas de moradores do Mutuaguçu
Anos de incômodo chegaram ao fim para moradores de duas vias do Mutuaguaçu, em São Gonçalo. O mau cheiro constante, a presença de insetos e roedores e a degradação do entorno deixaram de fazer parte da rotina de quem vive nas ruas General Canrobert e Davi Alves, onde o cenário urbano mudou.
A transformação ocorreu após a implantação de 140 metros de rede coletora de esgoto, obra realizada pela Águas do Rio, empresa do grupo Aegea, que interligou os imóveis da região e eliminou o lançamento irregular de resíduos em um canal localizado nos fundos das casas. Cerca de 250 pessoas foram beneficiadas. Embora a região já fosse atendida por rede de esgotamento sanitário, a concessionária executou a intervenção para aprimorar o atendimento aos imóveis daquele trecho e, sobretudo, garantir mais proteção ao meio ambiente com a eliminação da vala a céu aberto que recebia o despejo inadequado.
Segundo Fannys Souza, gerente de Manutenção e Serviços da Águas do Rio, a tendência é que mais residências recebam esse tipo de atendimento na região, garantindo a destinação adequada dos efluentes.
“Estamos avançando de forma consistente para universalizar o saneamento em São Gonçalo. A implantação dessa rede é parte de um conjunto de investimentos que estamos realizando para ampliar a coleta e o tratamento de esgoto no município. Ainda há muito a ser feito, mas cada etapa concluída representa mais dignidade para a população e mais proteção ao meio ambiente.”
Quem mora no bairro já percebeu a diferença, como relata a psicóloga Eliânia Carvalho, residente no local há quatro anos.
“Isso aqui era caótico. Tínhamos um problema de refluxo de esgoto para as casas quando chovia e o canal transbordava. Estou feliz. Vejo que a infraestrutura ficou muito boa. Saneamento básico não é luxo, é uma questão de saúde. É um primeiro passo para o desenvolvimento urbano e da população. E é sinônimo de qualidade de vida.”
Outras obras
Além da nova rede no Mutuaguaçu, a Águas do Rio está concluindo o assentamento de mais de um quilômetro de tubulação coletora na Praia das Pedrinhas. A obra beneficia diretamente mais de 700 pessoas entre moradores e comerciantes e vai encaminhar cerca de 80 mil litros de esgoto por dia para tratamento.
Uma intervenção entregue este ano foi a da rede coletora do Mutondo. A estrutura direciona sete milhões de litros de esgoto diariamente para tratamento, contribuindo para a despoluição do Rio Alcântara e da Baía de Guanabara e beneficiando 30 mil pessoas no município.
Atualmente, a concessionária atua também na construção de coletores em tempo seco, sistema que capta poluentes presentes nas galerias de águas pluviais. Trata-se de um investimento de mais de R$ 120 milhões, que vai beneficiar mais de 130 mil pessoas quando estiver concluído. Até o momento, a empresa finalizou a primeira das cinco captações, localizada às margens do Rio Imboaçu. Além disso, avança na implantação de outros 5,6 quilômetros de rede que atravessam sete bairros da cidade.
Receba notícias no WhatsApp:
Promoções Exclusivas:
Garrafas clique abaixo:
Suplementos
Ferramentas promoção
Carregador e caixa de som
Celulares baratos
Mochila de bebê
Câmera de Bocal
Redação: Jornalismo A Voz do Povo.
Direção: Jornalista Marcio Carvalho




Postar um comentário