As coordenadorias de Vetores e Zoonoses de Belford Roxo e Duque de Caxias realizaram neste sábado (17) um mutirão integrado de combate à dengue e vacinação antirrábica nas áreas de divisa entre os dois municípios. A ação aconteceu no Campo do Rodo e reuniu cerca de 200 agentes, distribuídos em oito tendas montadas para atendimento à população. Ao longo da ação, aproximadamente 400 animais foram vacinados, somando atendimentos realizados por equipes das duas cidades.
Focos de mosquito
O mutirão teve como objetivo eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, além de ampliar a cobertura da vacinação antirrábica.
Moradora do bairro Wona há 25 anos, Wanda Nunes, de 52 anos, levou sua gata de 10 anos para receber a vacina. Para ela, iniciativas como essa são fundamentais, especialmente para animais resgatados das ruas. “Eu acho muito importante para os animais, principalmente os que pegamos nas ruas. Tem que proteger, tem que defender”, afirmou.
Estratégia de integração
A ação faz parte de uma estratégia de integração entre as secretarias municipais de Saúde de Belford Roxo e Duque de Caxias, com coordenação conjunta das áreas de Vetores e Zoonoses. Belford Roxo tem liderado o processo de articulação, buscando parcerias com municípios vizinhos que fazem divisa territorial, partindo do entendimento de que o combate ao mosquito precisa ser regionalizado.
De acordo com a coordenação, a proposta é ampliar esse modelo de mutirão para outros municípios da Baixada Fluminense, como São João de Meriti, Mesquita e Nova Iguaçu, fortalecendo as ações preventivas e a atuação integrada na saúde pública.
Fotos: Divulgação/PMBR
Receba notícias no WhatsApp:
Promoções Exclusivas:
Garrafas clique abaixo:
Suplementos
Ferramentas promoção
Carregador e caixa de som
Celulares baratos
Mochila de bebê
Câmera de Bocal
Redação: Jornalismo A Voz do Povo.
Direção: Jornalista Marcio Carvalho




Postar um comentário