Campanhas de combate a incêndios e queimadas avançam na Baixada

Municípios da Baixada Fluminense estão se organizando e dando início à campanhas de combate a incêndios e queimadas, comuns nessa época do ano. 

Em Duque de Caxias, a campanha tem como objetivo principal atuar contra a soltura de balões. Apesar das punições, que incluem multa e prisão, a infração continua sendo cometida em algumas regiões da cidade.

Municípios da Baixada Fluminense estão se organizando e dando início à campanhas de combate a incêndios e queimadas, comuns nessa época do ano. Em Duque de Caxias, a campanha tem como objetivo principal atuar contra a soltura de balões. Apesar das punições, que incluem multa e prisão, a infração continua sendo cometida em algumas regiões da cidade.

Em Belford Roxo também grande parte da população queimam lixos todos os dias, causando transtorno para crianças e adultos com problemas respiratórios. 

Em Caxias, é grande a preocupação das autoridades, principalmente em junho e julho, com o aumento no número de festas juninas. O ato de soltar balões, além de provocar incêndios, também coloca em risco o espaço aéreo, já que o município é rota para os aeroportos do Galeão e Santos Dumont.

Quem for pego em flagrante cometendo o delito pode pegar pena de detenção de um a três anos e pagar multas de R$1 mil a R$10 mil, por unidade apreendida. A Defesa Civil Municipal lembra que, para denunciar, o morador pode ligar para o Disque Denúncia, no número 2253-1177, para a Polícia Militar, no 190, e para a própria Defesa Civil de Duque de Caxias, nos telefones 199 e 0800-0230199.

Já em Nova Iguaçu, 35 voluntários da Brigada de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais passaram recentemente por um treinamento na Serra do Vulcão. Eles subiram uma trilha de cerca de duas horas para aprender várias técnicas de atuação da Guarda Ambiental em situações de combate, como o movimento do fogo e do vento, como atuar com os equipamentos, como as bombas costais e abafadores. O grupo ainda passou por um simulado de combate real. Este ano, segundo a Prefeitura, a cidade já registrou pelo menos quatro ocorrências de queimadas.

 Redação: Jornalismo A Voz do Povo.

Direção: Jornalista Marcio Carvalho

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade