Prefeitura do Rio lança aplicativo para combater evasão escolar

 Para combater a evasão escolar e facilitar o dia a dia dos professores, a Prefeitura do Rio lançou nesta terça-feira a versão digital do diário escolar, o DiáRio. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a partir de agora, com o aplicativo, as escolas poderão controlar a frequência dos alunos, emitir relatórios e traçar o perfil detalhado dos estudantes em risco de evasão.

— Vamos saber quem são esses alunos. Qual situação econômica, idade, gênero. Se é uma falta pontual ou se ela representa uma possível evasão. Com isso, nós vamos nos antecipar e descobriremos como podemos atuar com maior eficácia para prevenir o abandono escolar — explica o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.

Durante o evento de lançamento na Escola de Formação Paulo Freire, no Centro do Rio, o secretário explicou que, antes do aplicativo, as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) só tinham uma ideia geral da frequência escolar nas unidades quatro vezes por ano.

— Era um processo muito analógico. O professor pegava os papeis de chamada, passavam para a secretaria e só depois do conselho escolar esses dados chegavam para a CRE. Você tinha que esperar meses para saber se as estratégias utilizadas para combater o abandono escolar estavam funcionando — conta Ferreirinha.

Implantado desde maio em uso experimental, o aplicativo já registra a presença de mais de 401 mil alunos por dia. A previsão é que, nos próximos meses, o sistema contemple todos os 660 mil alunos da rede.

Base de dados com diversas funções

Além do controle de frequência, os dados serão utilizados para ajudar no gerenciamento de matrículas e no censo escolar da rede. A frequência registrada também servirá de base para o planejamento da área de alimentação e nos resultados de aprendizagem.

— Qual está sendo o impacto dessa falta na vida do aluno? O que essa ausência significa? São aulas específicas ou representa um problema maior? A partir dessas informações, vamos criar estratégias de busca ativa dos nossos estudantes — afirmou Hugo Nepomuceno, subsecretário na SME.

Redação: Jornalismo A Voz do Povo.

Direção: Jornalista Marcio Carvalho

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade