O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fará mutirões para atender segurados que precisam de perícia médica em 11 estados neste fim de semana (dias 26 e 27).
A ideia é ter 50 médicos peritos em ação, com a previsão de realizar 2.500 atendimentos presenciais nos estados de Rio Grande do Sul, Paraná, Paraíba, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Amazonas, Pará, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em alguns casos, haverá também a participação de assistentes sociais.
O INSS informou que já está em contato com os segurados que poderão ter o atendimento antecipado pelos mutirões, mas os interessados também podem fazer agendamento pelo telefone.
No Estado do Rio, os mutirões vão acontecer em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e na Praça da Bandeira, na Zona Norte da capital. Nestes casos, a superintendência regional orienta que o interessado agende o atendimento pela central telefônica 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
As perícias médicas e as avaliações feitas por assistentes sociais serão destinadas à concessão de benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) e BPC/Loas — devido a idosos acima de 65 anos ou pessoas com deficiência cuja renda mensal por pessoa da família seja de até 1/4 do salário mínimo (R$ 330).
No Rio
Em Caxias, a ação acontecerá no sábado (dia 26), na agência da Rua Marechal Deodoro 1.119, no bairro Jardim 25 de Agosto. Ao todo, serão oferecidas 140 vagas para avaliação social e 150 para realização de exame pericial.
Na Praça da Bandeira, os atendimentos serão realizados no sábado (dia 26) e no domingo (dia 27). A previsão é que 14 assistentes sociais façam cerca de 150 atendimentos. Nesta unidade, não serão realizadas perícias médicas durante o mutirão.
O próximo mutirão no Estado do Rio já está previsto para a agência da Previdência Social da Avenida Brasil, em Irajá, na Zona Norte da capital, mas apenas no dia 2 de setembro.
Objetivo
O objetivo dos mutirões é reduzir o tempo de espera por exames periciais e avaliações sociais, contribuindo para reduzir o estoque de requerimentos.
Além de considerar a fila de espera em cada estado, o INSS leva em conta a disponibilidade de médicos nas regiões que tenham aderido ao Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social, assim como a estrutura disponível em cada localidade.
Cidades que contarão com mutirão de perícia nos dias 26 e 27 de agosto:
Amazonas - Manaus
Ceará - Camocim
Goiás - Trindade
Maranhão - Pedreiras e Balsas
Minas Gerais - Betim e Almenara
Pará - Santarém
Paraíba - Cajazeiras, Patos e Pombal
Paraná - Telêmaco Borba e Ibaiti
Pernambuco - Vitória de Santo Antão
Rio de Janeiro - Duque de Caxias e Praça da Bandeira (capital)
Rio Grande do Sul - Palmeira das Missões, Santo Antônio da Patrulha e Osório
Postar um comentário