A partir desta quarta-feira, o ônibus itinerante da saúde fará atendimentos no bairro Jardim Pernambuco para conscientizar sobre a importância dos exames que identificam o câncer de próstata. No local, pacientes receberão encaminhamentos para exames de ultrassonografia da próstata e serviços de atenção básica.
Alimento saudável: Secretaria de Educação de Campos promove Feira Agroecológica toda semana
Conhecendo a história: Exposição sobre povos originários fica até o fim de novembro em Casimiro de Abreu
Segundo dados da Secretaria estadual de Saúde (SES), Nova Iguaçu registrou 51 óbitos por câncer de próstata no ano passado. A conscientização para identificação e tratamento precoce faz parte do tema principal da campanha.
O secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti, enfatiza a importância de o homem ter consciência desse cuidado.
Local já foi cassino: Conheça a história do Palácio Quitandinha, em Petrópolis
Durante todo o mês de novembro realizaremos ações com encaminhamentos para ultrassonografia da próstata e testes de Antígeno Prostático Específico (PSA), procedimentos essenciais para se detectar o câncer. Vamos atuar com a estratégia de prevenção e orientação. É importante cuidar da saúde e se certificar que está tudo bem, pois se o câncer não for tratado, pode levar à morte - disse Cavalcanti.
O médico urologista Abdallah Elias destaca que, quanto mais rápido for o diagnóstico do câncer de próstata, há mais chances de cura.
O tratamento do câncer no estágio inicial é mais eficaz. Por isso é importante que o homem tenha esse cuidado de fazer os exames, porque se tiver algo anormal com a próstata e for detectado o quanto antes, o quadro pode ser revertido -explicou.
Reconhecimento: Quissamã aparece no top 10 do Previne Brasil, programa criado em 2019 pelo SUS
Na segunda-feira, o ônibus itinerante da Secretaria municipal de Saúde (SEMUS) estacionou na Praça de Vila de Cava para atender aos moradores da região. Foram oferecidas consultas médicas, encaminhamentos e serviços de postos de saúde e clínicas da família, como consultas médicas e odontológicas, aplicação de vacinas, aferição de pressão arterial e glicose e testes rápidos para identificar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e hepatites.
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens. Os exames devem ser feitos a partir dos 45 anos; para grupos de risco, a idade indicada cai para 40 anos. Os dois tipos de exames para o rastreamento do câncer de próstata são a dosagem de PSA e toque retal.
Postar um comentário