Secretaria Municipal de Saúde confirma surto de gastroenterite em Copacabana

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou um surto de casos de gastroenterite em Copacabana, na Zona Sul do Rio. 

A pasta confirmou ao menos 22 casos da doença no bairro. Há relatos também de pessoas em outras regiões da cidade.

"Sou moradora aqui do Gardênia Azul. Muitos moradores estão com relatos de mal-estar, vômito e diarreia, e eu sou uma dessas pessoas. Na segunda-feira e até ontem mesmo, na terça-feira, eu tava com esses sintomas", disse uma jovem.

"Aqui em Rio das Pedras, muitos atendidos aqui do nosso projeto, crianças e jovens, também estão reclamando de disenteria", falou um homem.

Algumas pessoas acreditam que o surto tem relação com a água, principalmente depois que foi feita a manutenção anual no Guandu.

As concessionárias ligadas ao fornecimento de água na cidade do Rio — Cedae, Águas do Rio, Rio+Saneamento e Iguá — disseram que a água passa por um controle rigoroso de qualidade e está dentro dos parâmetros técnicos exigidos pelo Ministério da Saúde e pela legislação.

As concessionárias informaram também que, caso os moradores encontrem algum problema, podem procurar diretamente a empresa responsável pelo fornecimento de água para avaliação da situação.

Dicas de prevenção

A doença pode causar diarreia, náusea, vômito e dor de cabeça. Ao sentir os sintomas, o recomendado é procurar uma unidade de saúde.

Algumas ações podem ajudar a prevenir a doença, como:

lavar as mãos regularmente: antes, durante e após a preparação e ingestão dos alimentos; ao pegar objetos sujos; depois de tocar em animais; após utilizar transporte público; depois de ir ao banheiro ou após a troca de fraldas; antes da amamentação e sempre que voltar da rua;

lavar e desinfetar as superfícies, os utensílios e equipamentos usados na preparação de alimentos;

selecionar alimentos frescos com boa aparência;

antes do consumo dos alimentá-los, eles devem ser lavados e desinfetados;

para desinfecção de frutas, legumes e verduras deve-se imergir os alimentos em uma solução preparada com 10 ml (uma colher de sopa) de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada litro de água tratada;

tratar a água para consumo: filtrar, ferver, tratar com solução de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada litro de água (aguardar 30 minutos antes de usar).

 Publicidade:

Clique aqui e conheçam nosso Instagram 

Redação: Jornalismo A Voz do Povo.

Direção: Jornalista Marcio Carvalho

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade