Casas de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, voltaram a ficar alagadas por causa da chuva — foram 2 inundações na mesma semana.
No temporal deste domingo (21), no Centro do município, a água chegou na altura da cintura. Há 1 semana, após a tempestade que começou a cair no sábado (13), foi na altura do ombro.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que o Rio Botas transbordou nas localidades Parque Horizonte, Santa Eugenia e Jardim Esplanada, em Belford Roxo e em Nova Iguaçu.
Moradores passaram os últimos dias tentando recuperar móveis e limpando a lama. Na manhã deste domingo, todo o trabalho precisou ser retomado do zero.
O motorista Adailton Gonçalves contou que, mais uma vez, não conseguiu dormir por causa do temporal.
“Dormir não tem como, é impossível. Cada ano que chega se repete de uma forma mais forte do que outra”, lamentou. “Eu já moro aqui há 23 anos e passando pelo mesmo processo, enchente todos os anos. É doloroso.”
A casa estava sendo preparada para ser alugada, e neste domingo estava toda enlameada.
“Gastamos uma parte da nossa vida para construir este imóvel, e de repente você vê as coisas se acabando, sem solução. A solução vem de cima, de Deus, porque a gente está vivo.”
Na Vila São Luís, ainda em Belford Roxo, moradores tiveram de salvar o que podiam no meio da madrugada.
“Acordei com os carros buzinando, avisando que a água estava subindo”, contou o serralheiro Maurício Rodrigues Ferreira. “Levantei e fui colocar o meu lá na esquina. Aqui, quando chove, vai a 1,5 metro de alagamento”, emendou.
Em outra casa no bairro, a força da água derrubou um portão e revirou a cozinha — talheres pararam no meio do quintal, em meio a muita lama.
PATROCINADORES E PARCEIROS:
Postar um comentário