Marquês de Sapucaí: fantasias recicladas, Retiro dos Artistas e ações contra o racismo e a violência contra a mulher

Parceiro institucional oficial do Rio Carnaval 2025, o Sesc RJ realizará diversas ações na Marquês de Sapucaí que reforçam seu compromisso com o bem-estar social no estado. 

A atuação, que faz alusão aos serviços oferecidos regularmente nas suas unidades, se dará nos dias de desfiles da Série Ouro (28/2 e 1º/3), Grupo Especial (2 a 4/3), Escolas Mirins (7/3) e das Campeãs (8/3).

A lista é extensa e inclui reciclagem e reaproveitamento de resíduos sólidos e orgânicos, exposição com conteúdo antirracista e passeio de grupos assistidos em projetos sociais e educacionais. Haverá promoção de bem-estar, espaço lounge para descanso e recarga de celular, além de informações sobre os acessíveis serviços de turismo e hotelaria do Sesc.

A instituição também levará uma campanha de combate à violência contra a mulher, desfile mirim pelo direito ao brincar, além de apresentações musicais paralelas, no sambódromo e no Terreirão do Samba. As ações contam com o apoio da Liesa, Liga RJ e RioTur. Confira abaixo os detalhes de cada iniciativa.

Pela primeira vez resíduos orgânicos da Sapucaí virarão adubo

Em uma iniciativa inédita, estima-se que 60 toneladas de descarte de resíduos orgânicos provenientes de cozinhas e lanchonetes dos camarotes serão destinadas para compostagem, em vez de irem para aterro sanitário. Dez toneladas por dia serão transformadas em adubo, considerando os desfiles da Série Ouro, do Grupo Especial e das Campeãs.

O trabalho tem a coordenação do Sesc RJ, com a consultoria do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS), e envolve outros dois parceiros: o Grupo Urbam, na logística, e a Ciclo Orgânico, empresa especializada em coleta e compostagem de resíduos residenciais.

Coletado na Sapucaí, o material orgânico será compactado e transportado até a base da Ciclo Orgânico, em Duque de Caxias, onde será preparado para se tornar fertilizante natural para o plantio de mudas, que serão utilizadas em ações de educação ambiental. Na dispersão do setor 9, os foliões receberão mudas plantadas com o adubo produzido pela Ciclo Orgânico. 

Máquinas receberão resíduos sólidos e darão recompensas

O Sesc RJ levará para o sambódromo oito máquinas Retorna Machine, equipamento que recebe seis tipos de resíduos (pet, alumínio, aço, longa vida, vidro ou plástico). Ao depositar seu resíduo no equipamento, o folião ganhará recompensas por meio de um aplicativo.

A ação tem caráter pedagógico e se soma ao trabalho dos mais de 100 catadores contratados para atuar no sambódromo. Os resíduos acumulados nas máquinas serão revertidos para as cooperativas de catadores. Trabalho semelhante realizado em parceria entre Sesc RJ e Liesa, em 2023, conquistou menção no Guiness Book, o livro dos recordes, naquele ano.

Fantasias serão recicladas

Uma parceria entre Sesc, IFeS e o projeto Sustenta Carnaval permitirá o descarte sustentável das fantasias. O folião que não desejar ficar com a sua, poderá depositá-la em um caminhão posicionado na dispersão. O material arrecadado será recuperado e doado para escolas de samba do interior e servirá de insumo para oficinas de reciclagem têxtil.

O público que for à Marquês de Sapucaí também poderá apreciar o trabalho do artista Davi Rezende, bastante conhecido por pessoas que circulam por eventos onde há manifestos pró-meio ambiente. Uma baleia feita de aramado de aproximadamente 2 metros de altura, repleto de garrafas PET e luzes de LED, vai chamar a atenção dos foliões sobre os riscos que os resíduos sólidos levam à vida marinha.     

Residentes do Retiro dos Artistas vão à Sapucaí

Um grupo de residentes do Retiro dos Artistas visitará a Sapucaí na sexta-feira, dia 28/2, em mais uma ação do Sesc RJ no âmbito da parceria firmada em agosto do ano passado. Com o acordo, o Sesc passou a realizar atividades regulares no tradicional lar de idosos de Jacarepaguá, tanto para a comunidade do entorno, como para os moradores. E, além disso, proporciona experiências externas, levando os residentes para eventos culturais, sociais e esportivos.  

Além dos artistas, o Sesc levará para a avenida participantes do Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSI), projeto dedicado ao público 60+ realizado em diferentes unidades no estado do Rio. Pessoas atendidas no Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) – que oferece atividades gratuitas para quem tem renda per capita familiar de até 2 salários mínimos – também terão a chance de conhecer de perto o Maior Show da Terra, assim como artesãos apoiados no projeto Sesc+ Criativo, entre outros grupos. Ao todo, mais de 700 pessoas dessa condição social serão levadas ao sambódromo.

Massagem para velhas guardas, porta-bandeiras, mestres-salas e baianas

Na concentração, em espaços montados pela Liesa nos lados par e ímpar da Sapucaí, o Sesc irá oferecer massagem e exercícios de alongamento para os componentes das escolas. A ideia é proporcionar a eles um momento de relaxamento minutos antes de entrarem na avenida. A massagem podal, que consiste em aplicar pressão em pontos específicos dos pés, será dirigida a qualquer integrante das escolas, mas com prioridade às alas das baianas, integrantes das velhas guardas e mestres-salas e porta-bandeiras. Instrutores de Esporte estarão presentes, oferecendo ativações e dicas de bem-estar para todos os componentes.

Lounge para descanso

Entre os setores 7 e 9 da Sapucaí, o Sesc instalará uma estrutura climatizada para o público fazer uma pausa para descanso. Uma cabine fotográfica com instagramável de temática carnavalesca estará à disposição para quem quiser eternizar em imagem a experiência do Carnaval do Rio.   

No local, a instituição apresentará informações sobre seus serviços de hotelaria e turismo, como o projeto Turismo Social, que ano passado atendeu mais de 46 mil pessoas, e os seis hotéis espalhados pelo estado: Alpina (Teresópolis), Copacabana (Rio), Cabo Frio, Nogueira (Petrópolis), Nova Friburgo e Grussaí (São João da Barra). Os hotéis e os pacotes do Turismo Social possuem tarifas mais acessíveis, tanto para o público em geral, como para os trabalhadores do setor terciário, que poderão se informar no local sobre como obter a Credencial Sesc. 

Exposição antirracista

No túnel de acesso ao setor ímpar, o Sesc apresentará a exposição “Guia da Folia: caminhos antirracistas no Carnaval”. A mostra digital apresentará o conteúdo do Guia Antirracista do Sesc RJ que aborda de forma lúdica e didática o conceito do racismo, suas ramificações e formas de se combater a discriminação racial. Com ilustrações do artista visual Luang Senegambia, por meio da técnica de colagem digital, as obras serão divididas em “alas”, em referência ao desfile das escolas de samba.

Sobre os trabalhos, será aplicada uma camada tecnológica com telas LED e backlights, o que propiciará um ambiente imersivo com cor e brilho. Tanto as imagens como o conteúdo textual foram elaborados a partir do Guia Antirracista, publicação do projeto Consciências, do Sesc RJ, que discute questões de raça e do racismo estrutural brasileiro. O guia será distribuído em versões português, inglês e espanhol.

Adesivos para prevenir violência contra a mulher

Assim como fez no Réveillon do Rio, o Sesc RJ afixará em banheiros e espaços de grande circulação do sambódromo adesivos com alertas sobre assédio sexual e violência contra a mulher. Os adesivos contêm mensagens – em português, inglês e espanhol – de conscientização e números de emergência, como o 180 (Central de Atendimento à Mulher) e o 197 (Delegacia de Atendimento à Mulher), além de um QR Code. Apontando a câmera do celular para o adesivo, é possível obter informações sobre toda a rede de amparo disponível às vítimas, com mapas, conteúdos informativos e botões para ligação em um clique. Mais que ajudar eventuais vítimas, a intenção é desencorajar possíveis agressores e conscientizar a população.

Desfile mirim pelo direito de brincar

Na sexta-feira, dia 7, as crianças tomarão a avenida no desfile das escolas mirins. Alunos da Educação Infantil e do Sesc+ Infâncias abrirão o cortejo carregando a mensagem do direito ao brincar. Essa é a linha conceitual que baliza todo o trabalho realizado pelo Sesc nessa área, seguindo o que é assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Shows no Botequim e no Terreirão do Samba      

O Sesc RJ dará nome ao palco montado no setor 2. As apresentações acontecem nos dias 2, 3 e 4 (Grupo Especial) e no dia 8 (Desfile das Campeãs). O line-up é formado pelos grupos Regente, Estrela Negra, Deita e Rola, Só damas, além de Cacá Nascimento e Flavia Saolli.

Junto ao Botequim do Samba os foliões poderão relaxar em banco com energia solar, dotados de tomadas e alimentados com placas fotovoltaicas, permitindo o recarregamento dos celulares. 

Em uma parceria com a RioTur, a instituição também viabilizará as atrações do Terreirão do Samba. Entre elas estão Diogo Nogueira, Sorriso Maroto, Dudu Nobre, Jorge Aragão, Dilsinho, Belo, Di Propósito, Tiee, Grupo Clareou e outros. A programação completa, com dias e horários, pode ser consultada em www.sescrio.org.br.

  Receba notícias no WhatsApp:

..

  Promoções Exclusivas:

Garrafas clique abaixo:

   

Suplementos 

  

Ferramentas promoção

 


Carregador e caixa de som

  

Celulares baratos

  

Mochila de bebê

  

Câmera de Bocal

 


Redação: Jornalismo A Voz do Povo.

Direção: Jornalista Marcio Carvalho 

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade