Cinco escolas da rede municipal de ensino de Belford Roxo participaram, nesta sexta-feira (11), do encerramento para as unidades escolares do projeto itinerante Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz.
A iniciativa que uniu ciência, cultura e diversão durante três dias, contou com uma programação repleta de atividades interativas e educativas, exposições e experiências científicas voltadas para todas as idades. O evento aconteceu no Ginásio da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Santa Maria, com entrada franca e classificação etária livre. Neste sábado (12), o projeto estará aberto ao público geral, das 9h às 12h, no mesmo local, na Avenida Estrela Branca, 346, bairro Santa Maria.
Olhares atentos
Nesta sexta-feira (11) marcaram presença no evento os alunos, professores e corpo técnico das seguintes unidades: Creche Municipal Joaquina Rosa Correia Pereira; Escola Municipal Pedro Antônio; E.M. Júlio César de Andrade Gonçalves; E.M. São Bento; E.M. Olívia Valianga da Silva.
Uma das atrações que chamaram atenção no terceiro dia foi o Planetário instalado na área externa do ginásio, que atraiu os olhares atentos e curiosos das crianças da Creche Municipal Joaquina Rosa Correia Pereira, com reprodução do céu, estrelas e planetas em uma tenda.
Corpo humano
Os alunos conheceram exposições, jogos, maquetes, experimentos, vídeos e muito mais. Entre os destaques estão modelos anatômicos do corpo humano, microscópios e lupas para visualização de uma variedade grande de insetos e do mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti.
“Estou gostando muito da exposição. Foi legal ver o mosquito da dengue no microscópio. Meus pais em casa, estão sempre alertas”, disse Eloá Angelo Souza, de 8 anos, da turma 301 do Escola Municipal Pedro Antônio.
Na programação estiveram ainda, os módulos Por Dentro de Nós, com modelos anatômicos (pélvis, orelha, dorso, coração e pulmão), Na Onda da Transformação que traz experiências com alavancas, roldanas e uma cadeira giratória que permite descobrir efeitos físicos do movimento, e até mesmo a chance de se transformar em uma pilha humana ao medir a corrente elétrica do próprio corpo.
“É uma iniciativa enriquecedora e de grande conhecimento para os nossos alunos da rede municipal de ensino”, destacou a secretária especial de Ensino, Fernanda Romero, que representou a secretária municipal de Educação, Sheila Boechat, nos três dias de eventos voltados para alunos da rede municipal de ensino. Estudantes da rede estadual de ensino também participaram.
Experiência planetária
O evento mostrou ainda o módulo Água é Vida com a bancada de microscopia que permite conhecer a biodiversidade de ambientes aquáticos e Viagens Cósmicas que permitirão uma experiência planetária única. As exposições “Rios Brasileiros” e “Parto e Nascimento no Brasil” também integram o roteiro.
Ciência móvel
A realização do projeto é do Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Belford Roxo, por meio das secretarias municipais de Turismo e Eventos e Educação. A gestão cultural é da Sociedade de Promoção Sociocultural da Fiocruz. O projeto conta com o patrocínio das empresas Toyota, Trident, Sanofi, Santos Brasil e Abbott, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Criado em 2006, o Ciência Móvel é uma unidade itinerante do Museu da Vida Fiocruz que já percorreu mais de 108 mil quilômetros, visitou mais de 128 municípios e, recentemente, atingiu a marca de um milhão de visitantes. Em sua passagem por Belford Roxo, o projeto leva ao público uma edição especial, com exposições e experiências que estimulam a curiosidade e o aprendizado por meio da prática.
Mais informações:
https://www.museudavida.
https://www.instagram.com/
Fotos: Divulgação/PMBR
Via: Comunicação 2025 de Belford Roxo.
Receba notícias no WhatsApp:
Promoções Exclusivas:
Garrafas clique abaixo:
Suplementos
Ferramentas promoção
Carregador e caixa de som
Celulares baratos
Mochila de bebê
Câmera de Bocal
Redação: Jornalismo A Voz do Povo.
Direção: Jornalista Marcio Carvalho
Postar um comentário