Julho é o mês das Conferências Municipais de Assistência Social. Cidades de todo o país se mobilizam para discutir e planejar prioridades ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que será aplicado junto à população.
O evento envolve a sociedade civil, representantes do governo, profissionais da área, técnicos, trabalhadores e usuários do SUAS. O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo, Diogo Bastos, integrante do Colegiado Estadual dos Municípios de Assistência Social (Coegemas) tem participado, a convite, como palestrante em várias conferências de municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro, abordando os 20 anos do SUAS.
Assistência social não dá nada
“O Sistema foi instituído em 2005 para realizar políticas públicas na garantia de direitos e atender as pessoas de forma correta, seja preto, branco, amarelo, azul, humanamente. E a gente vem caminhando há 20 anos falando da mesma coisa. Mas infelizmente, ainda esbarramos com uma política de direitos que tem o sinônimo de dar: dar óculos, cesta básica, cadeira de rodas. Assistência Social não dá nada. Assistência articula política pública para garantir ao cidadão o que já é dele. A gente precisa ser reconhecido como uma política pública republicana, que não damos nada, ou seja: garantimos direitos”, assegura em suas palestras, Diogo Bastos, formado em Administração Pública e Assistência Social.
Paixão pelo SUAS
No início do mês (dias 3 e 4), Diogo, através de sua equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, comandou a 14ª Conferência Municipal de Belford Roxo, que teve o tema: 20 Anos de SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência. Cerca de 1.500 pessoas participaram do evento, realizado no Belford Roxo Country Clube. Aberto ao público, a conferência reuniu, entre outros, representantes da sociedade civil, assistentes sociais e autoridades de vários municípios do interior e da Região Metropolitana. A secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, também marcou presença.
Palestras em vários municípios
Antes da realização da conferência em Belford Roxo, Diogo Bastos esteve palestrando nas conferências municipais de Assistência Social das seguintes cidades: Areal, Cordeiro, Macuco, São José do Vale do Rio Preto e Nova Iguaçu. Logo após, o secretário de Assistência Social de Belford Roxo esteve em: Italva, Aperibé e Resende. No próximo dia 17 a palestra será em Rio das Flores. “Estou secretário e faço parte de um governo voltado para os interesses da população. Sou apaixonado pelo SUAS e é o que escolhi para a minha vida. Defender a sua causa e suas propostas, será sempre um prazer”, afirma Diogo.
Fotos: Divulgação/PMBR
Via: Comunicação 2025 de Belford Roxo.
Receba notícias no WhatsApp:
Promoções Exclusivas:
Garrafas clique abaixo:
Suplementos
Ferramentas promoção
Carregador e caixa de som
Celulares baratos
Mochila de bebê
Câmera de Bocal
Redação: Jornalismo A Voz do Povo.
Direção: Jornalista Marcio Carvalho
Postar um comentário