O desenvolvimento do projeto SABO no Brasil foi destaque, nesta quinta-feira (14/08), no Rio Innovation Week, o maior evento de inovação e tecnologia da América Latina, que está sendo realizado no Pier Mauá, no Centro do Rio. A engenharia japonesa projetada para conter deslizamentos será implementada nos municípios de Nova Friburgo e Teresópolis pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Habitação de Interesse Social (Sehis).
O secretário de Estado de Habitação, Bruno Dauaire, apresentou os detalhes das barreiras SABO durante o painel “Cidades Inteligentes e Humanas: Inovação para Habitar e Preservar”.
- “Este projeto é um exemplo claro de como a inovação pode salvar vidas e transformar a realidade de comunidades vulneráveis. Estamos trazendo para o Brasil uma tecnologia que é extremamente eficaz na prevenção de desastres naturais. O estado do Rio de Janeiro será pioneiro e protagonista na implementação dessas barreiras em território nacional, o que reforça o compromisso da gestão do governador Cláudio Castro com o uso inteligente da tecnologia a serviço do bem-estar da população fluminense”, celebra Dauaire.
Projeto SABO
O Projeto de Aprimoramento da Capacidade Técnica em Medidas Estruturais contra Movimentos Gravitacionais de Massa com Foco na Construção de Cidades Resilientes - Projeto SABO - está sendo desenvolvido graças ao acordo de cooperação técnica entre o Brasil, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e do Ministério das Cidades, e o Japão, através da Agência JICA.
A Sehis é membro do Comitê Técnico do projeto e será responsável por executar as estruturas. O projeto tem como objetivo estudar os movimentos de massa, dando atenção especial aos fluxos de detritos. Com a implementação das barreiras SABO, é possível conter esses fluxos e limitar a extensão da área afetada pelo desastre. Os projetos-piloto serão implementados em Nova Friburgo e Teresópolis.
Sehis no Rio Innovation Week
O Rio Innovation Week 2025 está sendo realizado no Pier Mauá, entre os dias 12 e 15 de agosto, com o objetivo de promover discussões e conexões em torno de inúmeros temas, como tecnologia, sustentabilidade, empreendedorismo e inovação. Reunindo líderes, especialistas, representantes do setor público e privado, o evento oferece uma plataforma para apresentar soluções voltadas ao futuro das cidades e da sociedade.
Além de abordar o projeto SABO e outras temáticas relacionadas ao contexto das cidades inteligentes, a Sehis participou do painel “Políticas Públicas para Cidades Inclusivas: Desafios e Oportunidades na Construção de Ambientes Urbanos Justos”. A subsecretária de Estado de Habitação, Dianne Arrais, palestrou sobre a importância da edificação de cidades mais humanas, acessíveis e igualitárias.
Fotos: Uanderson Fernandes
Receba notícias no WhatsApp:
Promoções Exclusivas:
Garrafas clique abaixo:
Suplementos
Ferramentas promoção
Carregador e caixa de som
Celulares baratos
Mochila de bebê
Câmera de Bocal
Redação: Jornalismo A Voz do Povo.
Direção: Jornalista Marcio Carvalho
Postar um comentário